Musas Podcast T. 2 – Episódio 3 com Lala Deheinzelin – Da Competição para a Colaboração

 

Descrição do episódio

Há dois anos atrás, recém-empreendedora e enfrentando desafios de sustentabilidade, conheci o trabalho da Lala.

Na altura, ela trouxe-me uma nova perspetiva sobre a forma de gerar abundância e olhar para a economia. Foi aí que comecei a dar os primeiros passos no sentido de me aproximar de uma atitude mais colaborativa por oposição à atitude competitiva com que todos nós fomos educados.

Mas ao dar esses passos, eu saí de um extremo para o outro e confundi colaboração com assistencialismo. Nos últimos dois anos, dei o meu tempo, competências, energia, dedicação, experiência, rede de contacto, conhecimento sem reconhecer e pedir o justo valor de tudo isso.

No episódio de hoje trago-te a Lala Deheinzelen, futurista e pioneira da economia criativa no Brasil.

Como a conversa aconteceu no meio de duas agendas bem recheadas e porque foi a primeira vez que a Lala me conheceu, vais ouvir uma conversa muito crua, sem guião ou questões muito planeadas. Vais ouvir-me falar muito das minhas próprias necessidades enquanto empreendedora e dos desafios de sustentabilidade que enfrento atualmente e vais perceber, através das respostas da Lala, o novo olhar que precisamos desenvolver para criar futuros desejáveis.

Que estas partilhas tão expansivas que tive com a Lala te possam servir também a ti, sobretudo se pensas em empreeender e a sustentabilidade é uma questão.

SOBRE A NOSSA MUSA:

 

Referências Mencionadas no Episódio

Reflexão final

Bem, eu saí desta conversa totalmente expandida nas minhas perspectivas. O que eu percebo neste momento é que não é sustentável oferecer o nosso trabalho de forma totalmente gratuita. Mas percebo também que não estamos ainda educados para valorizar financeiramente o que nos é dado. Reconheço que também eu espero muitas vezes receber gratuitamente. Então há toda uma reeducação de perspetivas que precisa ser feita para criarmos futuros desejáveis e sustentáveis.

Relembro-te que neste mês estou a partilhar conteúdos escritos e audio-visuais para te apoiar a viveres este 2019 com mais propósito. Se queres receber esses conteúdos, clica aqui. Depois de te inscreveres, receberás de imediato os primeiros conteúdos sobre o tema.

Voltamos a conversar na próxima 4ª feira.

Um beijinho e até lá,
Sofia

(Episódio editado por Fátima Teixeira).

Mostrar 2 comentários
  • Ana
    Responder

    Olá Sofia, adorei este episódio! É muito fácil cair na tentação de oferecer o nosso trabalho, sem pensar na sustentabilidade do nosso negócio. Muito obrigada!

    • Sofia de Assunção
      Responder

      Olá Ana, fico muito feliz por saber que este episódio de trouxe clareza sobre este nosso espírito missionário que nos leva a criar situações insustentáveis. Obrigada por partilhares comigo a contribuição deste episódio para ti! Um beijinho

Deixe um Comentário