Musas Podcast – Episódio 22 com Juli Moojen

 

Descrição do episódio

O conceito de Agrofloresta fascinou-me quando descobri o trabalho de Ernst Götsch. Ele defende trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar agricultura com  floresta e recuperar os recursos ao invés de explorá-los. E eu percebo que o que me fascina neste conceito é o que me tem fascinado em cada uma das conversas aqui do Musas: todos falam de Vida!

Ao conversar sobre o assunto com a Musa Vânia Ribeiro, ela partilhou comigo a Quinta do Alecrim como um local em Portugal onde se trabalhava agrofloresta. E, lá fui eu, mais uma vez, falar com a mulher que se encontra, juntamente com o seu marido, à frente deste projeto regenerador da Vida na Terra.

Hoje trago-te a Musa Juli Moojen com quem não falei apenas sobre agrofloresta mas também sobre a jornada que a levou do Brasil a Portugal e do jornalismo em contexto urbano a “mãos na terra” em contexto rural.

SEGUE A NOSSA MUSA:

 

Referências Mencionadas no Episódio

Reflexão final

O que achaste deste episódio um pouco diferente do Musas? Pessoalmente, gostei muito dos exemplos concretos que a Juli nos trouxe sobre formas de sair da competição para a colaboração e gostei também muito das sábias palavras que ela nos trouxe sobre todo o processo de desconstrução necessário a qualquer processo de mudança.

Sinto que é muito importante sermos verdadeiras quando falamos destes processos de mudança de vida. Parece-me que estamos a idealizar estes processos, criando ilusões em nós e nos outros. Qualquer que seja a escolha que tu fazes, existe sempre um preço a pagar e enfrentar essa verdade permite-nos ter uma postura adulta, responsável e madura evitando-nos desilusões futuras!

Já sabes que a melhor parte do Musas acontece depois destes episódios, aqui no blog. Por isso deixa-me o teu comentário que eu respondo sempre.

Se ainda não subscreveste a minha newsletter, não tens acesso às partilhas exclusivas e promoções exclusivas que reservo para os subscritores.  Ao subscreveres a minha newsletter, receberás gratuitamente o meu novo ebook “Desperta para o teu Propósito”. Espero que gostes deste presente de boas-vindas.

Voltamos a conversar na próxima 4ª feira.

Um beijinho e até lá,
Sofia

(Episódio editado por Fátima Teixeira).

Deixe um Comentário