Musas Podcast – Episódio 19 com Ana Sofia Neves

 

Descrição do episódio

Hoje, dia 25 de Novembro, marca-se o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres. Esta data é assinalada desde 1981, em homenagem às irmãs Mirabal, ativistas políticas assassinadas pelo regime de Rafael Leónidas Trujillo de Molina, em 1969, na República Dominicana.

Quando perguntei à Ana Sofia Neves sobre a pertinência deste marco nos dias de hoje em Portugal, ela respondeu-me “Morrem mulheres todos os meses em Portugal vítimas de violência. O que foi feito ainda não é suficiente. A igualdade ainda é uma utopia.”. O quê? Como assim morrem mulheres todos os meses em Portugal vítimas de violência?

Num dos artigos que redigiu para o Público, ela escreveu: “No país, como aliás no resto da Europa, a feminização da pobreza está associada a um aumento do número de mulheres em situação de sem abrigo, muitas vezes o fim da linha de um processo continuado de marginalização social”.

Fiquei chocada e entrei em contacto com ela para conversarmos e ficar a conhecer um pouco mais sobre esta realidade tão distante (ou talvez e afinal, não tão distante assim) daquela que é a minha.

Ela é ativista pelos direitos humanos, docente e investigadora  no ISMAI, membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género e presidente da Associação Plano i (uma organização sem fins lucrativos cuja missão é a promoção da igualdade e da inclusão).

Hoje, num episódio extra do Musas, trago-te a Musa Ana Sofia Neves para me relembrar que ainda há muito para fazer em prol de um mundo mais justo e igualitário.

SEGUE A NOSSA MUSA:

 

Referências Mencionadas no Episódio

Reflexão final

Espero que tenhas gostado deste nosso episódio. Para mim, foi muito saboroso conversar com a Sofia e ela trouxe-me reflexões que me marcaram. Fica a clarificação de que a sexualidade não é uma escolha e sim uma orientação, o que muda totalmente a minha forma de olhar para esta questão e para as pessoas, para os seres humanos, que estão envolvidas por esta questão.

Desejo que este episódio te tenha marcado tanto ou mais quanto me marcou a mim e que possamos todas crescer em consciência, em compaixão, em empatia e em igualdade. E que saibamos trazer os homens connosco numa luta pela igualdade, uma luta que é de todos nós.

Já sabes que a melhor parte do Musas acontece depois destes episódios, em www.sofiadeassuncao.com. Por isso vai até lá e deixa-me o teu comentário.

Queres conhecer as próximas convidadas do Musas? Então subscreve a minha newsletter para teres acesso a essa e outras informações exclusivas para subscritores. Ao subscreveres a minha newsletter, receberás gratuitamente o meu novo ebook “Desperta para o teu Propósito”. Espero que gostes deste presente de boas-vindas.

Voltamos a conversar na próxima 4ª feira.

Um beijinho,
Sofia

(Episódio editado por Fátima Teixeira).

Deixe um Comentário